Elogios Militares

(Cap Gentil Falcão) Louvo o 3º Sgt Pedro Paulo, pela sua visível preocupação de auxiliar seus superiores com zelo e disciplina na obra difícil de fazer bons artilheiros.

(Cmt do 8º RAM) Louvo o 3º Sgt Pedro Paulo, por ter demonstrado excelente conduta e aproveitamento nas competições esportivas, conquistando o Campeonato Regional.

(Cmt do 8º RAM) Louvo o 3º Sgt Pedro Paulo, pela exata compreensão de seus deveres militares, pela disciplina e por haver cumprido com fidelidade inigualável, as ordens em vigor por ocasião da interdição do Regimento. Louvo o 3º Sgt Pedro Paulo, pelo devotamento nos diversos ramos da instrução, cuidado, zelo e interesse com que instruiu as praças que lhe foram confiadas.

(Cmt do 8º RAM) Louvo o 3º Sgt Pedro Paulo, pelo esforço que sempre fez para o desempenho de seu cargo e o auxílio dado à instrução e à administração.

(Cmt do Destacamento / Cel Francelino César de Vasconcellos) Louvo o 3º Sgt Pedro Paulo, pelo modo correto como se portou, demonstrando muita disciplina e conhecimento dos deveres militares.

(Cmt do Destacamento / Cel Francelino César de Vasconcellos) Louvo o 3º Sgt Pedro Paulo, pelos serviços prestados, durante o tempo que esteve sob minhas ordens e pelo zelo, coragem e dedicação com que sempre deu provas em todas as circunstâncias pelas quais passou o seu Destacamento.

(Cmt da Bia / Cap Waldemar Brito de Aquino) Louvo o 3º Sgt Pedro Paulo, pelos incansáveis serviços prestados ao cumprimento de seu dever, demonstrando sempre grande dedicação e amor ao trabalho.

(Cmt do 8º RAM) Louvo o 3º Sgt Pedro Paulo, por ter demonstrado excelente conduta e aproveitamento nas atividades desportivas realizadas na sede da Região Militar.

(Cmt do 8º RAM) Louvo o 2º Sgt Pedro Paulo, pelo modo como pratica a disciplina e o zelo com que desempenha suas funções.

(Cmt do 8º RAM) Louvo o 2º Sgt Pedro Paulo, pelo bom comportamento e interesse pelo serviço demonstrado durante o correr das manobras.

(Cmt do 8º RAM) Louvo o 2º Sgt Pedro Paulo, pela dedicação e abnegação pelo serviço e cuja boa vontade e inteligente esforço pela instrução, muito o recomendo como auxiliar leal, prestimoso e competente, qualidades em que deixou em mim uma agradável impressão.

(Cmt da 4ª Bia) Elogio o 2º Sgt Pedro Paulo, por ter revelado um auxiliar dedicado, zeloso e profissional competente, contribuindo para o cabal desempenho dos serviços de sua Peça, tanto no acompanhamento como na “Escola de Fogo”, deixando nesta Bateria as melhores impressões, sendo legítimo o conceito dos Oficiais da mesma sobre ele.

(Ch Gab Identificação / Cap Jair de Albuquerque e Lima) Elogio o 2º Sgt Pedro Paulo, pelo auxílio que prestou, fazendo com que a identificação das praças fosse completa.

(Cmt do Grupo) Louvo o 2º Sgt Pedro Paulo, pela conduta mantida em face dos últimos acontecimentos, obedecendo às ordens de seus chefes, postando-se com entusiasmo e bravura nos momentos de incerteza até a vitória final.

(Cmt Seção) Louvo o 2º Sgt Pedro Paulo, pela nítida compreensão de seus deveres do serviço, lealdade e reconhecida coragem com que se portou na memorável jornada de 24 Out 1930, em que o Grupo, juntamente com outras Unidades do Exército Brasileiro se levantou unida e coesa, cooperando de modo decisivo para implantação de um regime de igualdade e justiça e formação de um Brasil unido e forte no ideal sublime da grandeza da Pátria.

(Cmt do 8º RAM) Louvo o 2º Sgt Pedro Paulo, pela correção de conduta, dedicação ao trabalho e disciplina exemplar que revelou em todos os momentos, quando em serviço, demonstrando uma nobre e perfeita compreensão dos seus deveres.

(Cmt do 8º RAM) Elogio o 2º Sgt Pedro Paulo, por ter dado um dia de seus vencimentos, contribuindo deste modo para o pagamento da dívida do País, por essa atitude de patriotismo que revelou num gesto tão espontâneo.

(Cmt Bia / 1º Ten Jurandir Toscano de Carneiro de Brito) Louvo o 2º Sgt Pedro Paulo, pela fiel execução de seus deveres, portando-se com bravura, sangue frio e calma, no Combate da Vendinha, nos dias 20 e 21 Jul, como esperava o seu Comandante.

(Cmt Bia / 1º Ten Jurandir Toscano de Carneiro de Brito) Louvo o 1º Sgt Pedro Paulo, arquivista da Bateria, que durante a Campanha, desempenhou-se nas funções que lhe eram determinadas, demonstrando perfeito conhecimento delas e sempre de bom humor. O Sargento Pedro Paulo, mesmo nos momentos mais trágicos, sabia comunicar a alegria e o desprendimento aos seus companheiros. Cumpridor exato dos seus deveres, confirmando assim o juízo de seu Comandante de Bateria. Lucrou a Companhia como Sargento de Tiro e depois como Sargenteante, tendo nas funções sido destacado durante os combates, como perfeito auxiliar do Cmt Bia na linha de fogo, desempenhou missão de toda a confiança. O 1º Sgt Pedro Paulo, antigo, bem conhecedor de suas funções, sempre pronto para qualquer serviço, mais uma vez, demonstrou que a confiança depositada pelo Cmt Bia era legítima. Tomou parte nos combates de Pouso Alegre, Eleutério, Gravi, Piteiras, Tanquinho e Carlos Gomes Velho. Este Comando sita o Sargento Pedro Paulo, pela bravura, sangue frio, coragem, grande dedicação ao serviço, provados na Campanha contra os rebeldes de São Paulo.

(Cmt do 8º RAM) Louvo o 1º Sgt Pedro Paulo, pela energia com que tem trabalhado, pelo bom aparelhamento da Unidade, secundando os esforços dos Oficiais para que a disciplina seja mantida.

(Cmt Bia / 1º Ten Jurandir Toscano de Carneiro de Brito) Louvo o 1° Sgt Pedro Paulo, pelo excelente auxiliar, dedicado e perfeito na execução do serviço, demonstrando não só em tempo de paz, como em tempo de guerra.

(Cmt do 8º RAM) Louvo o 1° Sgt Pedro Paulo, pelo brilhante resultado alcançado nas competições Regionais de atletismo em Juiz de Fora e pela disciplina consciente que muito recomendou esta Unidade como disciplinada e instruída perante as demais, conforme impressão do Comandante da Região Militar.

(Cmt interino 8º RAM / Ten Cel Pedro Reginaldo Teixeira) Louvo o 1º Sgt Pedro Paulo, pela lealdade, dedicação no serviço e nítida compreensão dos seus deveres, demonstrando como Sargenteante e auxiliar no meu comando.

(Cmt Interino 8º RAM / Ten Cel Hélio da Cunha Menezes) Congratulo-me com o Aspirante Pedro Paulo de Carvalho, por ter alcançado honestamente o 1º Grau do Oficialato, louvando-o pelo destaque, com que se houve entre os seus pares, dando exemplo de moralidade, disciplina e honestidade profissional, a par de uma conduta civil irrepreensível, tornando-se por isso merecedor da estima consideração de seus chefes.

(Dir Hosp / Maj Med Alfredo de Oliveira Vianna) Louvo o 2º Ten Farm Pedro Paulo, pela sua dedicação e zelo profissional. Este Oficial além de exercer o cargo de encarregado da farmácia e não ter auxiliar, é também encarregado do laboratório de pesquisas clínicas, desempenhando todas as funções com grande competência que revela seu sólido preparo profissional.

(Cmt 3ª RM / Gen Div César Augusto Pargas Rodrigues) Louvo e agradeço o 2º Ten Farm Pedro Paulo, pelos serviços, pela aptidão e disciplina prestadas no exercício de suas funções.

(Dir Hosp / Cap Med Ervin Wolffrenbüttel) Louvo o 2º Ten Farm Pedro Paulo, pela colaboração e dedicação, em meio da patente deficiência de material e de pessoal auxiliar com que luta este hospital.

(Dir Hosp / Cap Med Ervin Wolffrenbüttel) Louvo o 2º Ten Farm Pedro Paulo, por ser honesto, auxiliar esforçado e que não mede sacrifícios nem limites de expediente, para, mesmo fora de seus deveres regulamentares, contribuir de modo espontâneo e sem segundas intenções, para sanar as deficiências decorrentes de falta de pessoal e incompleto aparelho material. Ao 2º Ten Pedro Paulo, os agradecimentos desta Diretoria pela sua sempre leal cooperação.

(Respondendo Diretoria / Cap Aguinaldo Dias Uruguay) Consignando aqui o pesar com o afastamento do 2º Ten Farm Pedro Paulo, tenho por outro lado a satisfação de elogiá-lo por sua profícua atuação no extinto Depósito. Tanto nos serviços atinentes as suas próprias funções como em atividades estranhas as mesmas, o Ten Pedro Paulo revelou-se no serviço, tendo bem nítida a compreensão do bem coletivo e o espírito de cooperação, dando execução de tudo o que esteve afeto a sua gestão.

(Cmt 32º BC / Maj Nilo Augusto Guerreiro Lima) Louvo o 2º Ten Farm Pedro Paulo, pelo brilho com que representou o Batalhão em um concurso de tiro promovido pela Sociedade dos Atiradores de Blumenau, vencendo a prova de fuzil. Louvo o 2º Ten Farm Pedro Paulo, pelo muito que tem feito em suas funções e mais pelo auxílio eficaz e inteligente que tem prestado na campanha de nacionalização, como encarregado da censura postal telegráfica, de imprensa e dos filmes cinematográficos. Louvo o 2º Ten Farm Pedro Paulo, pela maneira criteriosa e eficiente porque vem exercendo as suas funções e, ainda, pela prestimosa dedicação e espírito de iniciativa demonstrada nos múltiplos serviços que lhe tem foram confiados e nos quais revelou-se sempre um excelente auxiliar deste comando. Louvo o 2º Ten Farm Pedro Paulo, por ter como elemento constitutivo da equipe de voleibol do Batalhão, vencido uma prova desse esporte, conquistando a “Taça Maj Nilo Guerreiro” no jogo. Louvo o 2º Ten Farm Pedro Paulo, pelas repetidas provas de devotamento ao trabalho, espírito de lealdade e sã camaradagem que tem revelado desde que ingressou neste Batalhão. Louvo o 2º Ten Farm Pedro Paulo, Oficial leal, disciplinado e trabalhador. Muito dedicado ao serviço, sempre demonstrou grande competência técnico-profissional, além de recomendáveis qualidades de caráter, camaradagem e correção. Organizou com capricho e esmero o serviço farmacêutico do Batalhão e nunca mediu sacrifícios para o bom desempenho de suas missões.

(Cmt 32º BC / Maj Floriano de Lima Brayner) Não passou despercebido ao nosso Batalhão a satisfação com que nossos chefes constataram o apuro de nosso preparo para homenagear a pessoa do Chefe da Nação em sua recente visita à Blumenau, no rigor das medidas de segurança que foram adotadas, por isso, elogio o 1º Ten Farm Pedro Paulo de Carvalho, pelo brilho da apresentação do 32º BC na parada e desfile em homenagem ao Exmo Sr Presidente da República, e desempenho das missões que lhe foram atribuídas, concorrendo para o ambiente de segurança e ordem que reinou, permitindo assim as manifestações cívicas do povo em absoluta tranqüilidade.

(Cmt 32º BC / Maj Floriano de Lima Brayner) Em face dos resultados alcançados pela equipe do Batalhão no Campeonato Olímpico Regional, louvo o 1º Ten Farm Pedro Paulo de Carvalho, pela dedicação e excelente orientações com que conduziu a Equipe de Cabo de Guerra nas provas eliminatórias e colaborou na apresentação dos atletas do Batalhão naquela fase.

(Cmt 32º BC / Maj Floriano de Lima Brayner) Louvo o 1º Ten Farm Pedro Paulo, pela maneira com que vem exercendo as suas tarefas, onde tem demonstrado a sua comprovada capacidade profissional, o seu elevado espírito militar e a sua dedicação e inteligência.

(Cmt 32º BC / Maj Floriano de Lima Brayner) O afastamento desse Oficial de nosso convívio comporta uma menção especial. Foi um dos Oficiais organizadores do 32º BC, em Valença, em janeiro de 1939. Esta Unidade lhe deve inestimáveis serviços em todos os seus setores de atividade, apesar das limitadas obrigações dos Oficiais de seu Quadro. Dotado de raro espírito militar, disciplinado, operoso e inteligente, foi sempre um incansável e desinteressado colaborador de todos os Comandos. Ainda são bem recentes os seus serviços na instalação do Batalhão em Blumenau, a condução da cavalhada de Itajaí a esta cidade, a sua colaboração conscienciosa nas representações esportivas do Batalhão, revelando um espírito de corpo invulgar. Por várias vezes foi investido de missões reservadas, das quais deu sempre cabal desempenho, apesar de estranhos ao seu serviço. No círculo de seus pares, fez-se sempre admirar pelas suas qualidades morais e profissionais, elevado espírito de sã camaradagem e impecável conduta civil e militar. No serviço de sua especialidade demonstrou sempre competência, correção e pontualidade. Dedicado e bondoso para com seus subordinados, foi um colaborador precioso do serviço de saúde do batalhão. Ao desligá-lo, este Comando lamenta o seu afastamento, agradece os relevantes serviços que prestou ao batalhão e o faz com os mais vivos louvores, formulando-lhes votos de felicidades no novo posto que vai servir.

(Chefe do Serviço de Saúde da Fábrica / Cap Walfredo Antônio dos Santos) Louvo o 1º Ten Pedro Paulo, como organizador da farmácia militar do serviço de saúde, demonstrou sempre capacidade de trabalho, espírito de cooperação, disciplinado e disciplinador, tornou-se por todos esses motivos, credor da amizade e gratidão desta chefia.

(Diretor Interino / Tenente-Coronel Eloy da Câmara Catão) Louvo o 1º Ten Pedro Paulo, organizador da farmácia militar, a qual imprimiu o grau de eficiência que possui atualmente, eu apresento minhas despedidas e o louvo pela dedicação ao serviço, eficiência como facultativo, assiduidade ao trabalho, como Oficial operoso, dedicado e disciplinado, merecedora da admiração e estima de qualquer Chefe.

(Chefe do Serviço de Saúde da Fábrica / Cap Walfredo Antônio dos Santos) Louvo o 1º Ten Pedro Paulo, pela grande dedicação ao trabalho, fineza de tratamento e seu apurado espírito de organização e ainda pelas suas belas qualidades de soldado, eu louvo e agradeço a cooperação que me prestou.

(Cmt 1º Btl Pnt) Louvo o 1º Ten Pedro Paulo, pelo garbo, disciplina, atitude militar e entusiasmo com que comandou o contingente da Fábrica por ocasião do desfile de Sete de Setembro.

(Diretor da Fábrica / Maj Heitor Bianco de Almeida Pedroso) O 1º Ten Pedro Paulo, farmacêutico, é antes de profissão o militar de acentuado pendor e energia. Tem a vontade dos que realizam e por isso abraça outras atividades nos quais dá cabal desempenho: ora na direção dos esportes, ora dedicado às obras sociais da Fábrica. Como profissional é o cidadão solícito e competente, atendendo a todos que precisam dos seus serviços sem consideração de sacrifícios de qualquer natureza.

(Diretor / Tenente-Coronel Amaury Gentil de Araújo): Louvo o 1º Ten Pedro Paulo, pelo interesse e zelo demonstrado no exercício de Diretor da Escola de Aprendizagem da Fábrica.

(Chefe do Serviço de Saúde da Fábrica / 1º Ten Med José Moisés Ezagui) Ao deixar a chefia, louvo o 1º Ten Pedro Paulo, organizado da Farmácia do nosso serviço, tem sido incansável dentro de sua profissão. Durante o tempo que permaneci na chefia pude constatar a sua grande capacidade de trabalho, desviando-se muitas vezes de suas funções para atender outros misteres. Como militar encarregado da farmácia, soube mantê-la sempre com a escrituração em dia e com um estoque de medicamentos capaz de atender a todo o receituário interno. Como civil, é portador de fina educação e por isso mesmo merecedor de nossa amizade e do nosso reconhecimento.

(Dir Fab / Ten Cel Paes Barreto Cardoso) Louvo o 1º Ten Farm Pedro Paulo de Carvalho, que conta com um número grande de anos de serviços bem vividos ao serviço do Exército. Possuidor de qualidades militares acentuadas, foi um grande propugnador do enquadramento do pessoal da Fábrica dentro de certo espírito militar, e a comandou com garbo, por várias vezes. Também prestou valiosa cooperação na organização inicial da Escola Profissional e desenvolvimento da Escola Pública, todos esses encargos estranhos ao seu metier e suas funções normais neste Estabelecimento.

(Ch Seç Sau Fab / Cap Med Oscar Nilchoson Taves) Louvo o 1º Ten Farm Pedro Paulo de Carvalho, pela aprimorada educação civil e militar, inteligência e inexcedível dedicação com que exerce as suas funções e pelas provas de caráter e espírito de disciplina sempre demonstrada no exercício das mesmas funções.

(Dir Interino Fab / Ten Cel Amaury Gentil de Araújo) Louvo o 1º Ten Farm Pedro Paulo de Carvalho, Oficial farmacêutico, inteligente, zeloso, competente, possuidor de notável tino administrativo, como bem atesta à excelente situação financeira da farmácia, sempre bem provida e em condições de oferecer aos operários e suas famílias as maiores facilidades e vantagens na aquisição de drogas e aviamento de receituários. O Tenente Pedro Paulo, além de suas atribuições normais, sempre esteve pronto a cooperar com a melhor boa vontade em outros setores da minha administração.

(Ch Seç Sau Fab / Maj Med Helvácio Pinheiro de Albuquerque Maranhão) Louvo o 1º Ten Farm Pedro Paulo de Carvalho, cuja ação eficiente e honesta tornou a Farmácia da Fábrica numa das melhores da localidade. Essa situação foi obtida somente com a sua atuação zelosa e vigilante, sem necessitar de auxílio da administração, o que faz deste Oficial um inestimável auxiliar da Fiscalização.

Links_________________________